UNIDADE MÓVEL: Ação realizada na região do Costa Rica atende mais de 500 famílias

por Rafisa Ramos
 
Durante toda a tarde de hoje (7), a Secretaria Municipal de Políticas Públicas Sociais (SMPPS) e a Fundação de Assistência Social (FASPG) realizaram uma ação com as duas Unidades Móveis de Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na região do Costa Rica I, II e III, Panamá e Londres. A atividade foi a primeira do ano e deverá acontecer pelo menos uma vez por mês nos bairros da cidade.
As famílias que não conseguiram realizar o cadastro do CADUNICO tiveram a oportunidade de fazer isso perto da sua residência, não precisando se deslocar para o CRAS mais próximo. Todos que passam pelo cadastro, podem solicitar a inserção em programas como bolsa família, leite da criança e tarifa solidária de energia.
“O principal objetivo das unidades móveis é chegar em regiões que não tem CRAS e até mesmo nas áreas rurais. Ele funciona como um equipamento facilitador, pois leva as equipes até as comunidades e a população pode ser atendida em diversos serviços”, destaca a secretária da pasta e presidente da FASPG, Simone Kaminski.
A ação de hoje atendeu mais de 500 famílias da região, realizando encaminhamentos, passando orientações, tirando dúvidas e inserindo cadastros no CADUNICO. “Após a inserção das famílias no CADUNICO, elas passam a ter um leque de programas, aproximadamente 30. Consideramos uma ferramenta de grande utilidade, tanto para nossa equipe, quanto para a comunidade”, comenta a Assistente Social, Tatyana Bello.
A gestante, Graziele Kubisnki, grávida de quatro meses e moradora da região do Panamá aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas. “Vi que ia ter a ação e vim tirar umas dúvidas sobre bolsa família. A Unidade Móvel vindo até nós facilita bastante, não preciso me deslocar”, ressalta.
A atividade aconteceu em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), onde as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) divulgaram a ação em suas visitas as famílias e a Unidade Básica de Saúde Santo Domingo Zampieri cedeu salas para ampliar o número de atendimento.